Hellinger atribui a busca pelo equilíbrio como uma das maiores forças capazes de manter nossos relacionamentos vivos e eu acrescento que também é força que faz com que nossa vida flua.
E por isso meu slogan é “Calibre sua Mente”.
As 3 leis de Hellinger: Lei do Equilíbrio (raizesinstituto.com.br)
As 3 leis de Hellinger: Lei do Equilíbrio (raizesinstituto.com.br)
Perceba a LEI DO EQUILÍBRIO
“Uma forma fácil de perceber como essa lei atua nos nossos relacionamentos é lembrar de quando vivenciamos isso com alguma pessoa que consideramos “egoísta”, lembramos o quanto ela exige de nós sem oferecer algo em troca. E, como consequência, geralmente nos afastarmos desse tipo de pessoa.
Hellinger aprofunda-se e desafia o nosso pensamento comum.
Uma das descrições de insucesso nos relacionamentos descritos por Hellinger é justamente o contrário do que foi exposto acima: é comum pessoas que dão demais afastarem seus relacionamentos.
Essa dinâmica de afastamento acontece porque os generosos são bons em dar algo, porém não permitir que aqueles que receberam sua generosidade, deem-lhes algo de volta.
Como eles têm dificuldade em receber, os generosos não permitem que aconteça um movimento de equivalência entre o “dar” e o “receber”, para que a relação se aproxime de um equilíbrio. E, desequilibrada, uma relação tende ao fim.
O caminho do equilíbrio está em ver no outro um adulto capaz de retornar o que recebe e, de bom grado, receber o que for possível.
Cada vez que há uma tentativa de compensar algo em desequilíbrio dentro de qualquer relacionamento, surge o caminho para uma relação duradoura. Com essa postura as pessoas envolvidas estão trabalhando pelo sucesso do relacionamento.
Da mesma forma, quando aquele que dá, permite que algo retorne, aceitando a compensação, ele também está desejando que o relacionamento siga adiante”.
“Um outro entendimento que a maioria tem é que pais deram a vida aos filhos, e isso é algo que não se pode compensar. Pelo menos não com os pais.
Os filhos sentem o peso do desequilíbrio, e muitas vezes esta é a força que os impulsionam para fora de casa, no movimento de “fazer algo útil”, com o que receberam de seus pais.
Mas a mentalidade aqui é que a compensação entre pais e filhos acontece no fluxo de seguir adiante.
Pais se sentem recompensados quando veem os filhos fazendo algo de bom com a vida. E um dia, esses filhos serão pais, e repassarão para eles o que receberam ou, quando não têm filhos, repassam isso através do trabalho e da contribuição que realizam por meio do que fazem em suas vidas. E assim a vida segue adiante.
Filhos que buscam recompensar seus pais diretamente, de qualquer forma que seja, acabam por sair do trilho da própria vida e experimentam a dificuldade pela desordem (lei da ordem) que isso traz.
Isso não significa que filhos não possam dar algo para os pais. Mas há uma postura interna adequada para isso, e ela não envolve o sentimento da compensação, mas sim de gratidão e reconhecimento pelo que foi recebido da grandeza dos pais”.
As 3 leis de Hellinger: Lei do Equilíbrio (raizesinstituto.com.br)
Sobre a autora
Oriento o líder para que se DESTAQUE na empresa e no mercado,
com equilíbrio na VIDA PESSOAL, e uma diferente gestão das RELAÇÕES
e do seu TEMPO.