Mudanças constantes vêm acontecendo no mundo e, depois da pandemia, percebemos uma aceleração quase inacompanhável. Em maio muito se falou em comemoração à Conscientização sobre Saúde Mental e o que a tecnologia tem gerado de efeitos negativos a ela e essa discussão toda é maravilhosa!
Essas mudanças significaram algo para sua vida pessoal e profissional?
Como você está lidando com as mudanças?
O que você aprendeu sobre elas e como está vendo o futuro?
Sempre vimos e ouvimos sobre histórias de ficção cientifica que mostram a tecnologia fazendo parte do nosso dia a dia.
Recentemente ouvimos falar bastante da Inteligência Artificial (IA) e a incrível popularidade do ChatGPT, mas também com redes de grandes
supermercados e varejistas instalando máquinas para que os clientes registrem suas compras e sistemas automatizados para dar suporte ao cliente online.
Tem surgido vários comentários temerosos e negativos a respeito da IA e é esse comportamento dos humanos é super normal. É normal estarmos desconfortáveis com o tema porque pode ser mais uma mudança global que, consequentemente, será refletida em nosso comportamento.
Mas, assim como o advento do computador, que trouxeram muitas preocupações e receios, a IA também traz.
Mas vamos ser mais otimistas com a tecnologia, afinal ela tem trazido mais conforto para nossas vidas do que desagrados. Visto os benefícios proporcionados no nosso dia a dia pelos computadores, smartphones, smart tvs, carros inteligentes, possibilidade de menor consumo de energia, pela robótica na medicina, em linhas de produção e já em nossas residências tem nos proporcionado, etc….
Toda mudança traz temores. O medo do desconhecido gera naturalmente ansiedade no ser humano.
A emoção Medo é instintiva em nós, é uma reação química natural e ela surge quando nos sentimos ameaçados, para que nos preparemos para a defesa, para nos protegermos, para a sobrevivência.
Para ajudar a aliviar essa “pré-ocupação” com o crescimento acelerado da IA na nossa vida, divido com você algumas dicas:
1- Abra-se às novidades e aos desafios da vida porque, afinal de contas, somos movidos a esses dois elementos. São combustíveis da empolgação humana.
2- Entenda que mudança é o que sempre vai acontecer e, quanto mais vivenciar seu momento presente, mais fácil será para você lidar com suas emoções quando essas mudanças chegam, sejam esperadas ou inesperadas.
3- Feche mais seus olhos e, sentado em silêncio, onde ninguém pode lhe interrompê-lo e ouça somente sua respiração. Deixe os pensamentos irem e virem, até que se acalmem. Na calma, traga alguma intenção para esse momento, por exemplo, cura para alguma doença, conquista de algo, mais paciência no trânsito, mais compreensão para com fulano, etc.
4- Converse com pessoas de confiança porque suas preocupações são importantes e devem ser discutidas. Quando conversamos, vamos organizando ideias, nos sentimos mais corajosos e junto surge a criatividade.
5- Invista em mais conhecimentos. Faça cursos e treinamentos online e renove suas forças com mais facilidade: busque mais habilidades e descubra em quais demandas futuras você poderá aplicar seus talentos.
6- Confie mais em você. Pense comigo, quem foi o responsável por suas conquistas até aqui? Você, certo? Você ter poder único e essa força está aí dentro de você. Busque ler sobre isso, por exemplo: o poder do subconsciente.
7- Escute com mais atenção e vontade, de forma que entenda bem como pode atender com qualidade aquela pessoa, cliente, aquele pedido ou necessidade específicos, de um mercado ou de alguém.
Isso a tecnologia nunca substituirá.
8- Faça coisas boas para o outro: doe mais, ajude mais, compartilhe mais, flexibilize mais, presenteie mais, abrace e sorria mais.
Isso a tecnologia nunca substituirá.
Sobre a autora
Oriento o líder para que se DESTAQUE na empresa e no mercado,
com equilíbrio na VIDA PESSOAL, e uma diferente gestão das RELAÇÕES
e do seu TEMPO.