Artigos

Calibre sua Mente

Nossa vida é a eterna busca do equilíbrio.

E para que equilibrar? Para sentirmos que tudo está conforme, do jeito que eu entendo que é o certo.
E quando sentimos que todas as áreas da nossa vida estão indo bem, sentimos paz e paz traz, automaticamente, felicidade.
Quando equilibramos as 7 áreas da vida, áreas estudadas pelos cientistas como áreas que, quando equilibradas nos dão a sensação de vida plena, temos mais clareza mental para criar, decidir, e aproveitar as oportunidades.
São elas: Vida em Família, Saúde e Disposição, Espiritualidade, Carreira ou Trabalho, Recursos Financeiros, Hobbies e Laser e Equilíbrio Emocional.
O ser Humano busca equilíbrio em todas as áreas de maneira inconsciente.

Quando estamos tristes a gente busca estar melhor.
Quando estamos com fome, buscamos alimento.
Quando estamos com dor física buscamos medicamentos.
Quando estamos sem dinheiro economizamos e procuramos meios para conseguir mais.
Quando estamos solteiros, solteiras, buscamos um parceiro ou parceira.

Agora, sabe por que fazemos tudo isso? Por que buscamos equilíbrio?
Estamos no fundo, em busca de algo muito maior. Tudo o que desejamos e buscamos na vida é a FELICIDADE.
Tudo o que queremos ter, fazer e ser é para este fim: SERMOS FELIZES, ou seja, termos prazer, termos paz.
A gente quer uma carreira bem-sucedida para ter um padrão confortável de vida, conquistar certo status que a sociedade respeita.
Queremos mais dinheiro para nos dar segurança, o que o ser humano sempre buscará. Queremos comprar coisas, nos divertir.
Queremos ser aceitos nos grupos aos quais pertencemos, queremos ser reconhecidos entre familiares, amigos e colegas de trabalho.
E para que queremos ter segurança, comprar, se divertir e sermos aceitos e reconhecidos?
Mais uma vez, é para sentirmos felicidade.
E todo esse equilíbrio que buscamos se inicia em nossos pensamentos.

Os nossos pensamentos comandam nossa vida.

É um ciclo:

  • penso
  • gero sentimento
  • o que me faz agir, me comportar
  • e terei um resultado

Esse resultado vai me fazer sentir feliz ou triste, e me fazer ter pensamentos negativos ou positivos, o que vai me gerar um sentimento, e assim vai……

Todos os nossos resultados na vida, dependeram e dependem dos nossos pensamentos.
Logo, os pensamentos comandam nossa vida.

AMAR A SI, CONHECER A SI.

Jesus, Buda, Krishna nos ensinaram que primeiro temos que aprender a nos amar. Primeiro nos amar, para depois amarmos o outro de maneira verdadeira.
E amar é respeitarmos a nós mesmos, nos acolhermos e parar com autocrítica pesada, com sentimento de inferioridade e inseguranças.

É “Amar o próximo com a ti mesmo”.

Quando buscamos um profissional da área do Comportamento, da Saúde ou do Bem-Estar (psicologia, psicanálise, processos de mentoring, medicina alternativa), teremos oportunidade de nos conhecermos, nos entendermos melhor e entender melhor a nossa existência.
Com esse entendimento, aos poucos, vamos nos colocando mais humildes porque vamos entendendo que somos alunos de uma grande escola. E nessa escola alguns vencem etapas e outros não. Mas respeitamos porque compreendemos que todos vão aprender, errar, cair e, com a ajuda de quem já evoluiu, se levantarão. Todos nesse planeta, sem exceção.
Só depois que nos conhecemos, é que vamos entender onde precisamos trabalhar em nós para sermos melhores e evoluímos. É imprescindível saber quais são os nossos sabotadores, que atrasam nossa evolução como ser humano.
Com autoconhecimento, vamos entender ainda, o que já temos de fantástico, de único, que devemos usar ao nosso favor e em favor dos demais seres. Vamos saber que temos que agarrar nossas virtudes e talentos, ou seja, nossos pontos fortes, para que os exacerbemos e o mundo possa conhecer e distinguir.
Quando descobrimos quais são nossos VALORES pessoais, nós entendemos que são eles que guiam nossas vidas e nos ajudam a decidir, a escolher. Escolher qual comportamento, atitude, palavras usar. Escolher qual caminho tomar, qual pessoa seguir, em que ambiente estar, onde investir energia, tempo e dinheiro.
E vamos ainda entender que temos que consultar esses valores sempre antes de escolher e decidir, inclusive antes de construir um planejamento de metas para a vida e antes de escolher em qual segmento, área ou empresa trabalhar.
Quando nós transgredimos um valor, não atendemos um deles, o caminho será travado, você mesmo se sabotará. Sentirá angústia, tristeza e culpa. E ainda seu projeto empacará ou não dará certo mesmo e perderá recursos, tempo, pessoas.
Quando buscamos encontrar qual é o nosso motivo de viver, nossa missão ou propósito viveremos e trabalharemos para este e o Universo facilitará para que tudo resulte bem, conforme merecimento.
Permanecendo no “bom caminho”, estaremos PRONTOS PARA PEDIR e CONSTRUIR O QUE QUIZERMOS.
Aí estaremos prontos para planejar, listar os desejos, sonhar e ir em busca disso tudo. Aí sim, agiremos com foco no alvo certo. Realizaremos, conquistaremos, e estaremos com permissão para sentir FELICIDADE REAL pelos GANHOS e recompensas.
E isso tudo, fortalecerá nossa autorrealização, autoconfiança e autoestima. Ou seja, a FELICIDADE.

Primeiro você se atende, para depois atender.

Agora é sobre liderança.
Para quem vai liderar ou já lidera, tem que saber que primeiro você se lidera para depois liderar o outro.
Isso é procedimento de segurança e de cuidado com a vida. É procedimento de voo que se faça a demonstração de como usar a máscara de oxigênio se o avião despressurizar, não é mesmo?
Primeiro a máscara de oxigênio em você e depois colocamos na pessoa ao nosso lado, certo?
Primeiro você se torna um ser sustentável, para depois aplicar sustentabilidade na sua vida, na escola, na empresa, na cidade, no planeta.
A compaixão, a compreensão, a tolerância e a paciência serão parte da sua existência porque ENTENDEU QUE ESTAMOS NUM PROCESSO DE APRENDIZADO QUE QUE PODEMOS ERRAR E QUE TODOS ERRAM E ERRARÃO.
Você vai entender que está na família certa. Vai entender e adequar em você ou aceitar melhor os pensamentos a seguir.

As 4 leis indianas

Primeira Lei:

A pessoa que vem é a pessoa certa.
Esta lei quer dizer que nenhuma pessoa entra em nossa vida por acaso. Cada uma delas possui um papel no nosso caminho, elas aparecem em nossa vida para nos trazer aprendizados importantes, mesmo que de início nós não entendamos quais ensinamentos DEUS, ou deuses ou o Universo, ou o que lhe fizer sentido, quer nos trazer com a presença dessas pessoas.

Segunda Lei:

Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido.
A sabedoria indiana fala em Destino, para eles todos os acontecimentos da nossa vida já estão escritos. Eu prefiro a Lei da Ação/Reação e entender assim: aconteceu o que você precisava para seu crescimento. Você recebeu de volta aquilo que você emanou.

Terceira Lei:

Toda vez que você iniciar é o momento certo.
Seguindo essa mesma linha de pensamento, a 3ª lei diz que se as energias e circunstâncias se combinaram para permitir que algo novo se iniciasse. Então é porque tinha que ser, porque este era o melhor momento.

Quarta Lei:

Quando algo termina, termina.
Essa talvez seja a mais forte e mais difícil lei em se aceitar, mas que, quando conseguimos aceitá-la, ela tira das nossas costas um sofrimento enorme.

Por que o líder tem que buscar equilíbrio?

Porque ele está em cima do muro.
Deve defender os colaboradores para a empresa e a empresa para os colaboradores.
Deve manter seu bom humor porque humor é contagioso. E como manter esse humor se não estiver bem na vida, com sua família, bem de saúde, com as finanças, etc.?
E deve embutir na gestão, a prática da INTELIGENCIA DAS RELAÇÕES/ DAS EMOÇÕES, porque todo ser humano é regido por emoções.
A Inteligência das Relações atende 5 pilares:

  • AUTOCONHECIMENTO
  • AUTOREGULAÇÃO
  • AUTOMOTIVAÇÃO
  • EMPATIA
  • HABILIDADES SOCIAIS

Conhecendo cada pilar e praticando o ensinamento, vamos tirar o melhor de nós mesmos e de todas as pessoas que se cercarem de nós. Líderes que atendem esses pilares, são líderes com excelentes resultados porque são pescadores de talentos.

Conhecimento técnico resolve só 50% do desempenho de um departamento ou de uma empresa.

As empresas investem em treinamento técnico, capacitação de conhecimentos e processos, investem em palestras motivacionais, mas NÃO INVESTEM NA COMPREENSÃO DO QUE PESQUISAS DE CLIMA DA ORGANIZAÇÃO ESTÃO DIZENDO NAS ENTRELINHAS. Ou seja, não contratam bons líderes, aqueles com perfil pronto para “ler”, cada membro da sua equipe e extrair desse indivíduo o melhor dele. Líderes contratados ou promovidos, NÃO SABEM O QUE INSPIRA CADA UM DA SUA EQUIPE. ELES NÃO SÃO SOLICITADOS A CONHECER SUA EQUIPE. ELES CONTRATAM GENTE PARA SUA EQUIPE TAMBÉM SEM SE PREOCUPAR, se esse novo membro vai se adequar ao perfil do time.
Não adianta enfiar treinamentos, mais teoria, mais técnica e mais prática goela abaixo dos colaboradores, porque técnica, teoria e prática, se aprende e se conquista. Isso é fácil de aprender com o outro. Ninguém é demitido por falta de técnica.
Pesquisas da Exame e da Veja em 2013 mostraram que mais de 80% dos colaboradores são demitidos por comportamento. E sabe por que? Porque estão desequilibrados.
Pesquisas também apontam que mais de 80% dos nossos pensamentos são negativos durante um dia. Sabendo disso, empresas lidam com muitas mentes negativadas e bem poucas em bom ânimo.
Essas mentes trazem problemas da vida, de casa e descarrega, com o tempo, no trabalho. Não estou dizendo que empresas devem oferecer “cura” à cada um, mas sim, equilíbrio, esse entendimento de vida. Todos temos problemas e teremos sempre. Afinal são esses desafios que nos puxam à evolução.
Temos que saber nos administrar, cada um na sua realidade, saber separar os seus papéis no mundo e não permitir que esses papéis se misturem e se contaminem. Porque, se um líder ou colaborador tiver raiva da esposa ou do marido e levar essa fúria para seu cliente, logo serão duas áreas da vida com problemas: a família e seu trabalho. E tudo entra em desequilíbrio. Se a gente permitir que uma área se desequilibre, as demais também se desequilibrarão.

Essa é a importância de entendermos nossa mente, nosso cérebro e ajustá-los. ISSO É CALIBRAR A MENTE.

Sobre a autora

       

 

 

 

Oriento o líder para que se DESTAQUE na empresa e no mercado,
com equilíbrio na VIDA PESSOAL, e uma diferente gestão das RELAÇÕES
e do seu TEMPO.