Acredito que todos passamos por momentos desafiadores com nossa própria mente nesses últimos anos. Solidão, ansiedade, estresse, procrastinação, sensação de sobrecarga, medos, etc
Quando não entendemos esses sentimentos e nem como lidar com eles, perdemos oportunidades em nossas vidas.
Estudos mostram que 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Autoconhecimento e de Inteligência Emocional, e por isso que esses conhecimentos passaram a ser de grande importância na contratação e promoção de funcionários.
E esses conhecimentos podem ser aprendidos e desenvolvidos. Acesse https://linktr.ee/RosanaViegasMentora onde ofereço gratuitamente diversas dicas e conteúdos para você aprender e aplicar sobre Inteligência Emocional para negócios, com profundidade, sobre autoconhecimento, automotivação, como lidar com estresse e ansiedade, além de diversos outros tópicos muito importantes para o mercado atual.
Líderes preparados nadarão de braçada.
Embasada na recente pesquisa comentada abaixo, feita pela Harvard Business Review, postei um conteúdo no meu Instagram dizendo que nem todos os profissionais da nova geração estão buscando cargos de liderança, diferentemente de alguns poucos anos atrás. A pandemia fez os profissionais se preocuparem mais com a saúde mental, o propósito e a missão de vida.
Harvard Business Review, apontou que “apenas 34% dos profissionais dos mais de 3.600 entrevistados disseram buscar posições de liderança e somente 7% disseram que o objetivo da carreira era ocupar a cadeira de c-level” (topo da liderança).
Isso causa bastante curiosidade, pois quem gosta de trabalhar em empresas, sejam elas de qualquer tamanho, almeja cargos melhores para terem mais liberdade, poder e dinheiro.
Outra pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos Robert Half indicou as principais preocupações dos trabalhadores ao abrir mão da alta hierarquia na empresa:
• “a preocupação de, ao ocupar o cargo, não conseguir equilibrar o trabalho e a vida pessoal e
• preocupação sobre competência, ou quanto o profissional se percebe pronto para a nova posição”
Cada pessoa tem as próprias expectativas e sabotadores internos em relação à carreira e o meu conselho é que, ao observar um profissional com perfil de liderança, antes de convida-lo ou insistir para o profissional a ocupar o cargo de liderança, a empresa busque avaliação profissional de mentores capacitados, que possam avaliar se o profissional quer ser líder ou não e os porquês. Muitas vezes o profissional tem medo.
Ser líder não é apenas assumir um cargo, é ter competência para aumentar a qualidade do trabalho, incentivando e valorizando a sua equipe. Os líderes se tornam representantes da empresa, mas quando não sabem cumprir o seu papel corretamente, acabam frustrando colaboradores, fazendo com que os abandonem a empresa, por causa de suas más condutas.
Poucos líderes e gestores de líderes estão à disposição para tirar dúvidas de forma empática e dar feedback de desenvolvimento das habilidades. Isso é essencial e pouco se pratica.
Líderes, saiam da operação!
Bons colaboradores deixam empresas quando:
Não são valorizados: O líder deve desenvolver a habilidade de identificar os valores de seus liderados, ajudando-o a fortalecer seus pontos forte.
Não são confiáveis: É necessário que haja confiança entre os dois lados, tanto quando se trata do campo ético, quando de habilidades técnicas.
São incompetentes: Os colaborados necessitam de um líder que seja capaz de guiá-los, quando percebem que seu líder não possui essa competência, costumam abandonar suas funções.
São inseguros: Quando o líder centraliza decisões e informações, demonstra insegurança em si mesmo e na sua equipe.
Como está cada vez mais difícil para as empresas atrair e reter talentos, é importante ficar de olho nos movimentos do mercado. Se os profissionais não querem mais ocupar posição ligada à liderança, vale buscar novas alternativas, como a gestão em Y (tornar-se especialista sem gerir pessoas).
Mas quem quer estar na liderança, pode se preparar com o Mentoria para Liderança e Desenvolvimento Pessoal para “nadar de braçada” no mercado, porque faltará bons líderes.
O CHAIE que aplico, por exemplo, trabalha Capacidades Habilidades Atitudes e Inteligência Emocional, pois sem esta última não adiantará ter as três primeiras, pois provavelmente o resultado será ruim.
Enquanto as Hard Skills têm a ver com as habilidades técnicas, as Soft Skills estão relacionadas às habilidades comportamentais, Dessa forma, as Soft Skills hoje são importantes e mais valorizadas por permitirem melhores relações no trabalho.
As Soft Skills são pontos fortes essenciais para desenvolver foco, motivação e produtividade. Além disso, saber lidar com as pessoas é fundamental para estabelecer boas relações profissionais no ambiente de trabalho e fora dele.
A seguir coloco quais as principais Soft Skills que as empresas solicitam em seus processos seletivos e como desenvolvê-las.
O desenvolvimento de Soft Skills é um grande processo para a formação de profissionais competentes.
Empresas comprometidas com o desenvolvimento das relações, buscam profissionais: éticos, empáticos, resilientes, proativos, entusiasmados, equilibrados, que tenham ambições e objetivos na vida pessoal, que sejam criativos, comprometidos e que tenham visão de mercado.
Exemplos de algumas Soft Skills
Inteligência Emocional
A inteligência emocional é a capacidade dos seres humanos em identificar e lidar com suas emoções. Ela nos permite gerenciar e compreender melhor nossos sentimentos e nos ajuda a evoluir nos
sentidos pessoal e profissional.
Quando conseguimos desenvolvê-la, passamos a ter uma melhor saúde física e mental, lidamos melhor com nossas limitações, reconhecemos com facilidade nossas fraquezas e aceitamos as nossas falhas.
Resiliência
A resiliência é a capacidade de nos adaptar a situações difíceis e lidar com problemas diante de circunstâncias adversas. A resiliência nos ajuda a não entrarmos em desespero diante de situações que parecem desafiadoras.
A pessoa resiliente consegue encarar as dificuldades de forma estratégica e racional. Isso não significa ser resistente, mas sim ser melhor em se adaptar a diferentes circunstâncias e em suportar os impactos decorrentes do cotidiano.
Trabalho em Equipe
Trabalhar em equipe é entrar em contato com diferentes personalidades, pensamentos e talentos, pertencendo a um só time e essencial para o desempenho das tarefas e o alcance das metas.
Para que a equipe tenha sucesso em suas atribuições, é necessário que seus membros tenham confiança entre si, saibam respeitar as diferenças e limitações de cada um e se comuniquem de forma assertiva. Trabalhar em equipe é entrar em contato com diferentes personalidades, pensamentos e talentos.
Pensamento Crítico
O Pensamento Crítico é a habilidade que temos de pensar de forma racional e clara, por meio da análise dos fatos e da formação de um julgamento baseado no próprio ponto de vista.
É uma soft skill que tem sido cada vez mais requisitada no mercado de trabalho, devido à capacidade de gerenciar e solucionar conflitos e problemas.
O desenvolvimento dessa habilidade pode ajudar você a aumentar a sua produtividade, o gerenciamento do seu tempo e a sua capacidade na tomada de decisões.
Cada um deve descobrir seu padrão de pensamento e a tomar decisões, abordando os vieses cognitivos e os erros de raciocínio do dia a dia.
Já se sentiu ansioso(a) e indeciso(a) na hora de tomar uma decisão, tem medo de arriscar ou onde suas ações podem te levar?!
Aprendendo sobre Pensamento Crítico você se tornará capaz de resolver os problemas com mais eficiência e assertividade! Pense o quanto você precisa desenvolver para se tornar o profissional capaz de resolver problemas de maneira eficaz.
Como desenvolver as suas Soft Skills?
Para se destacar em um mercado de trabalho tão competitivo, é fundamental ampliar sua capacidade de desenvolver suas soft skills, mesmo que isso não seja uma tarefa fácil.
• gerenciar melhor suas reações às emoções sentidas
• adaptar-se a diferentes situações,
• trabalhar melhor em equipe e
• aumentar a sua produtividade,
são apenas algumas das habilidades que você pode desenvolver.
No ambiente corporativo, tanto suas habilidades técnicas como comportamentais, podem ser um fator decisivo na conquista de uma oportunidade de trabalho ou permanência na empresa.
Para isso, é necessário fazer um Planejamento para que seja possível o seu desenvolvimento pessoal por meio dessas habilidades.
Recomendação de leitura: O que aprendi em mais de 3 décadas liderando e mentorando
Sobre a autora
Oriento o líder para que se DESTAQUE na empresa e no mercado,
com equilíbrio na VIDA PESSOAL, e uma diferente gestão das RELAÇÕES
e do seu TEMPO.