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A habilidade da interpessoalidade

A HABILIDADE DA INTERPESSOALIDADE

Você sabia que dentro de uma empresa, uma característica transformadora e decisiva é a maneira como você lida com suas relações interpessoais?
Ter um ambiente profissional saudável aumenta significativamente a produtividade, por isso, companhias estão sempre procurando por candidatos
que sejam colaboradores nesses aspectos. Ter facilidade de lidar com diferentes indivíduos é a chave para a produtividade da equipe.

Mas como você pode melhorar seu relacionamento interpessoal?
Destaco a seguir 10 pontos que ajudarão você a aprimorar essa importante habilidade:

1- “Conhece-te a ti mesmo!” Autoconhecimento
Entender-se é o primeiro passo para conseguir se relacionar melhor com os outros. Apenas quando você tiver consciência dos seus pontos fortes e fracos, qualidades e defeitos, apenas quando você souber o que te motiva e desmotiva, como você reage e é visto pelos outros, é que você poderá lidar melhor com as características das pessoas à sua volta.

2- Seja comunicativo
Isso não significa que você deve falar o tempo todo. Porém, quando você se torna aberto ao diálogo, é mais fácil discutir problemas e obstáculos.

3- Demonstre real interesse
Seja um bom ouvinte, preste atenção no que as pessoas te falam. Ser receptivo lhe faz acessível. Demonstrar interesse genuíno, manter a escuta ativa fará com que os outros não se sintam desconfortáveis ao falar com você e nem se sentirão inibidas ao lhe procurarem.

4- Seja simpático
Sorria, seja simpático. Ter um sorriso no rosto demonstra que você é uma pessoa agradável e aberta para à comunicação.

5- Dê o seu melhor
Sempre faça de boa vontade e com entusiasmo quando lhe pedirem qualquer atividade. É muito desconfortável estar próximo de pessoas
desanimadas ao executar suas atribuições.

6- Seja educado
Pessoas educadas são extremamente atrativas. Não se esqueça da boa educação, chame os outros pelo nome e sempre as cumprimente. Não seja
ríspido e lembre-se do básico: obrigado, por favor e com licença. Pode até parecer pequeno, mas faz uma diferença enorme estar perto de pessoas que saber usar da boa educação.

7- Seja prestativo
Seja gentil, ajude sempre que possível, isso ajudará você a manter boas relações. Ser prestativo fará com que as pessoas estejam dispostas a lhe ajudar futuramente.

8- Reconheça as suas falhas
Errar é humano, admita as suas falhas. Ter humildade é um sinal de que você é digno de confiança, aumentando o respeito que os seus colegas e
colaboradores têm por você.

9- Tenha empatia
Coloque-se no lugar do outro, com a mente do outro e evite a tentação do julgamento. Esforce-se para entender e ajude no que estiver ao seu alcance. Não se esqueça que diferentes pessoas reagem de formas diferentes a situações adversas e cada um tem sua história e experiências com as coisas.

10- Saiba receber e fazer críticas
Seja humilde quando receber críticas, tente aproveitá-las para seu crescimento pessoal e agradeça. Tente melhorar com base nos pontos que
lhe foram apresentados. E ao fazer críticas exercite a sua empatia, não seja ríspido, seja gentil.

Sobre a autora

 

 

 

 

Oriento o líder para que se DESTAQUE na empresa e no mercado,
com equilíbrio na VIDA PESSOAL, e uma diferente gestão das RELAÇÕES
e do seu TEMPO.